ZÉ CHUVINHA – PROJETO CISTERNA SEBRAE

Alunos do 6° ano do EF ll participaram de mais um projeto do SEBRAE com dedicação total em 2024.

No 1° semestre deste ano, motivados com as aulas de empreendedorismo sustentável propostas pelo JEEP, empenharam-se em um trabalho promissor. Os alunos levantaram possíveis problemas que afetam o Colégio e que poderiam ser solucionados com as ações sustentáveis, efetivos e de baixo custo.

Após algumas observações, verificaram que a água da chuva que sai pelas calhas poderiam ser aproveitadas, no jardim ou na limpeza das áreas externas. Surgiu então, a ideia do ” Zé Chuvinha”, uma mini cisterna adaptada às saídas das calhas.

O protótipo foi desenhado e a partir deste croqui, construiu-se um exemplar na casa de um dos alunos da turma.

Rascunho

Para custear o material, os alunos arrecadaram com os pais produtos de higiene e beleza, produziram uma cesta e circularam internamente no Colégio uma rifa para o dia das mães. O valor arrecadado foi revertido à construção.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2024-05-10-at-12.00.25.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2024-05-10-at-10.40.06.jpeg

A análise do local, produção e confecção se deu em 3 encontros e testado após a primeira chuva. Sucesso!

Parte dos produtos foram reciclados e alguns doados ao grupo ou reaproveitados, isso gerou uma economia que será investido em um próximo projeto.

A outra parte rendeu aos alunos uma parcela bem rentável. Uma parada no Mc Donald’s para um maravilhoso MIlk Shake nas férias.

Aguardem que teremos novidades logo mais.