HORA DO CAFÉZINHO ☕

O processo de transformação do café em pó envolve várias etapas, desde o cultivo das plantas de café até a moagem dos grãos. Aqui está um resumo do processo:

Cultivo e Colheita: O café cresce em regiões tropicais ao redor do mundo. As plantas de café produzem frutos chamados de “cerejas”, que contêm sementes ou grãos de café. Durante a colheita, as cerejas maduras são selecionadas e colhidas à mão ou por máquinas.

Processamento dos Grãos: Após a colheita, os grãos de café são separados das cascas e da polpa das cerejas. Existem dois principais métodos de processamento:

Método Seco (Natural): Os grãos são secos ao sol nas próprias cerejas ou em camas elevadas. Isso resulta em grãos mais doces e frutados.
Método Molhado (Lavado): As cerejas são descascadas e os grãos são fermentados em água para remover a mucilagem. Esse método produz cafés mais limpos e com acidez mais brilhante.
Secagem: Após o processamento, os grãos de café precisam ser secos para reduzir a umidade a níveis ideais para armazenamento. Isso pode ser feito ao sol ou em secadores mecânicos.

Beneficiamento: Os grãos secos são então beneficiados para remover qualquer casca remanescente e classificar os grãos por tamanho e qualidade.

Torrificação: Os grãos de café são torrados para desenvolver seus aromas e sabores característicos. A torra pode variar de clara a escura, dependendo das preferências e do tipo de café que está sendo produzido.

Moagem: Após a torra, os grãos de café são moídos em diferentes tamanhos de partículas, dependendo do método de preparação que será utilizado. Por exemplo, a moagem grossa é usada para métodos de infusão como a prensa francesa, enquanto a moagem fina é usada para espresso.

Embalagem e Armazenamento: O café moído é embalado em recipientes adequados para preservar sua frescura e aroma. É importante armazenar o café em local fresco, seco e protegido da luz para manter sua qualidade.

Por fim, o café moído está pronto para ser usado na preparação de bebidas, como café filtrado, espresso, ou outras formas de café dependendo da preferência pessoal e do método de preparação escolhido.