⭐️Aula Prática: Algodão e Sensibilização para Deficiências Visuais⭐️

É sobre compreender o mundo ao nosso redor, desenvolver empatia e sensibilidade para as experiências dos outros, e aprender a importância da visão na nossa sobrevivência. Com isso em mente, organizamos uma aula prática única que não apenas envolveu nossos alunos, mas também os sensibilizou em relação às deficiências visuais.

O Tato: Um dos Cinco Sentidos Cruciais:

O tato é um dos nossos cinco sentidos essenciais, e é responsável por nos permitir perceber as características de tudo o que tocamos. Graças a ele, somos capazes de sentir as texturas dos objetos, suas formas e experimentar sensações de afeto, como um abraço caloroso ou um carinho suave. Mas o que acontece quando a visão, um dos nossos sentidos mais vitais, é removida da equação?

A Experiência de Aprender com os Olhos Vendados:

Nossa aula prática desafiou nossos alunos a explorar o mundo com os olhos vendados. Seu objetivo era pegar a maior quantidade possível de algodões, cada um com um valor diferente de acordo com as cores, usando apenas um copo e um funil como auxílio. A tarefa era mais complexa do que parece, pois os alunos não podiam contar com sua visão.

Aprendizado e Solidariedade:

Durante a atividade, os alunos experimentaram em primeira mão como é viver sem o sentido da visão. Eles precisaram confiar em seu tato, coordenar seus movimentos com precisão e utilizar seu senso de tato apurado para determinar as cores dos algodões. Foi uma lição de humildade, empatia e solidariedade, já que eles puderam entender os desafios enfrentados por pessoas com deficiência visual em suas vidas diárias.

No final da atividade, contamos os algodões para descobrir quem acumulou mais pontos. Mas, mais importante do que um vencedor, todos os nossos alunos ganharam uma lição valiosa sobre a importância da visão e o papel que a empatia desempenha em nossa jornada educacional.

Conclusão:

Em nosso colégio, nosso compromisso é ir além do conhecimento acadêmico. Valorizamos o aprendizado que promove a compreensão, a solidariedade e o respeito pelas experiências dos outros. Nossa aula prática com algodões com os olhos vendados foi uma maneira de despertar o senso de responsabilidade e sensibilidade em nossos alunos, permitindo que eles vejam o mundo de uma perspectiva diferente e valiosa.