⭐️ FEIRA DE CIÊNCIAS 2024 🔬

A Feira de Ciências no Colégio Little Star foi uma oportunidade incrível para os alunos explorarem diferentes aspectos da ciência e compartilharem seus conhecimentos com os familiares na apresentação feita nesta última sexta-feira 09/02/2024.

A feira contou com apresentações de Biologia (Paleontologia, Botânica, Nutrição, Chás Medicinais), Ciências da Computação e Química. Tambem foi apresentado o nosso projeto da Horta Comunitária em parceria com a ONG Limpa Brasil Arujá.

Dinossauros da Feira de Ciências 2024
4° e 5° ano

⭐️ A sala do 4° e 5° ano apresentou sobre Paleontologia falando um pouco sobre a preparação, conservação, identificação e classificação dos fósseis, onde os familiares puderam participar e procurar fósseis escondidos 😄.

Fóssil feito pelos alunos.
Visitantes procurando os fósseis escondidos pelos alunos.

⭐️ Pinturas Rupestres: a arte pré-histórica encontrada em cavernas ou abrigos rochosos em suas paredes por todo o mundo.

⭐️ Foi falado sobre o trabalho dos Curadores que são responsáveis pela seleção, conservação e interpretação das coleções dos museus.

Arte rupestre com ajuda das crianças do infantil.
Artefatos do museu.

⭐️Turminha reunida !⭐️

4° e 5° ano

💧Você já bebeu água hoje ?

Este foi um dos temas da sala do 8° ano, além de falarem sobre antioxidantes e nutrientes de alguns alimentos, falaram também sobre a importância da água, dando dicas de metas de consumo.

Legumes e frutas apresentados.
Hora da apresentação.
Familiares na Feira.
Alunos se preparando antes dos visitantes chegarem.

Hora do chá da tarde 🫖

Os pequenos do 2° e 3° ano fizeram chá para os nossos visitantes, explicando sobre os efeitos medicinais e um pouquinho sobre o projeto com o SEBRAE, trazendo empreendedorismo para os alunos.

Alunos apresentando vídeo do SEBRAE sobre empreendedorismo nas escolas.
Sachês de chá feitos pelos alunos.
Turminha 2° e 3° ano.

Cuidado! Parece mas não é !! ☢️

Também foi feita uma apresentação sobre remédios e produtos de limpeza que parecem comestíveis, porém apresentam perigo ás crianças.

Turminha 2° e 3° ano

Projeto da nossa horta 🥬🥦

Com apoio da ONG Limpa Brasil Arujá apresentamos o projeto da nossa Horta Comunitária, onde os pais assinavam um termo de ajuda, mostrado onde os alunos vão fazer o plantio e colheita.

Árvore feita pelo Pré III e 1° ano.
Familiares conhecendo o projeto.

Experimentos 🥼🔬🧪

Reação química.
Demonstrando como acontece a reação.
Explicação aos visitantes.
Turma do 9° ano

Biólogo – Terrário🌺

A turma do 6° ano falou sobre o Terrário, onde se cultivam plantas, muitas vezes usado para simular um ambiente natural para fins decorativos ou educacionais. Geralmente, é feito de vidro ou plástico transparente e contém solo, pedras, carvão ativado (para filtragem) e plantas. O terrário cria um microclima controlado, com calor e umidade ideais para o crescimento das plantas simulando a nossa biosfera, ou seja, uma micro reprodução do Planeta Terra.

Flores montadas pelos familiares.
Hora da apresentação.
Turma do 6° ano.
Familiares puderam montar um terrário.
Hora da montagem.

Puzzle🧮/ Ciências da Computação

Na área de matemática, a profissão científica apresentada foi a Engenharia de software, tal área tem como objetivo o planejamento e desenvolvimento de aplicações para dispositivos eletrônicos, com foco em resolver complicações diárias e gerar facilidade para nossas vidas. A gincana realizada se deu na tentativa de solução de desafios matemáticos, para assim entendermos mais um pouco sobre o pensamento analítico e tecnológico.

Hora de explicar um pouco da Ciências da Computação.
Hora do enigma em que os familiares tiveram que desvendar.

Essa foi nossa Feira de Ciências em 2024! Agradecemos todos os familiares que puderam comparecer ⭐️